Choose your language | ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
No final de 2015, Paris irá receber um evento que terá um impacto decisivo no futuro do nosso planeta. A Conferência das Partes (COP 21) irá reunir mais de 190 países para se chegar a uma decisão sobre como limitar a subida da temperatura global a 2°C até 2100.
O encontro visa estabelecer um acordo universal, mundial e vinculativo sobre as alterações climáticas.
A cada dois anos, a VINCI organiza os seus Prémios de Inovação. Podem participar neste concurso todos os 185.000 colaboradores do grupo, oriundos de cerca de 100 países, que são convidados a partilhar, promover e divulgar as suas ideias inovadoras. Na edição de 2013, cerca de 5300 colaboradores apresentaram 2075 propostas. Estas ideias inovadoras refletem um estado de espírito no seio do Grupo VINCI, que permite que o Grupo se destaque em termos de qualidade, segurança e prazos, e que coloca as questões ambientais no âmago das nossas atividades..
Em 2015, a VINCI adota uma política de inovação aberta, abrindo o seu concurso a estudantes com ideias práticas e concretas para ajudar a proteger o nosso clima.
Agora, é a tua vez! Apresenta soluções simples, inovadoras e pragmáticas para limitar a pegada ambiental das atividades do Grupo VINCI até 2020.
Tens uma imaginação fértil? O Desafio Climático 2020 é para ti!
Além de uma oportunidade única de apresentares o teu projeto à equipa de administração da VINCI e de conheceres os executivos seniores em pessoa, podes ganhar vários prémios, incluindo uma viagem ao outro lado do mundo, um fim-de-semana na Europa e bicicletas.
O desafio baseia-se numa simples observação – a construção e os transportes são responsáveis por metade de todas as emissões de gases com efeito de estufa. Estes são precisamente os sectores nos quais a VINCI desenvolve a sua atividade. As atividades do Grupo implicam a criação, conceção, financiamento, construção e gestão de infraestruturas e instalações que ajudam a melhorar a vida quotidiana e a mobilidade de todas as pessoas, designadamente edifícios, estradas, infraestruturas energéticas, autoestradas, estádios e aeroportos.
O teu objetivo é propor soluções inovadoras e fáceis de implementar no quadro das atividades do Grupo, que tenham um impacto ambiental rápido e significativo.
A tua solução tem de se enquadrar numa das quatro categorias seguintes:
Desempenho energético dos edifícios
Como podemos construir melhores edifícios?
Como podemos gerir melhor o ambiente construído?
Como podemos envolver melhor os utilizadores?
Infraestruturas e estradas inteligentes
Como podemos incentivar a economia circular?
Como podemos conceber e construir vias inteligentes?
Como podemos gerir e otimizar a manutenção de estradas?
Mobilidade
Como podemos refletir as práticas e os comportamentos dos cidadãos na política de mobilidade?
Como podemos incentivar a intermodalidade?
Como podemos otimizar as deslocações e os itinerários (mobilidade do último quilómetro, mobilidade verde,car-sharing, elétricos, entre outros)?
Serviços urbanos e a cidade interligada
Como podemos ligar os distritos e as cidades ecológicas?
Como podemos melhorar a eficiência dos sistemas urbanos (iluminação pública, serviços energéticos, gestão) e reduzir os custos municipais?
Como podemos usar as novas tecnologias da informação e da comunicação?
A lista de perguntas não é exaustiva. Naturalmente que podes apresentar um projeto original, ambicioso ou singular que responda a um problema específico.
Inscreve-te já e, se chegares à final, terás a oportunidade de impressionar a administração sénior da VINCI em junho. ;)